Netanyahu discursa sobre o Irã, e a internet responde com memes

O premiê israelense, Binyamin Netanyahu, voltou a discursar contra o Irã. Em uma fala em inglês, na segunda-feira (30), ele acusou o país inimigo de ter trapaceado em seu acordo nuclear com os EUA. Exibiu um slide com a frase “Iran lied” (o Irã mentiu). A internet revidou com humor: editou aquela fotografia para que dissesse “I lie” (eu minto).

O popular satirista Karl Sharro, que costuma ridicularizar a política médio-oriental, descreveu a apresentação de Netanyahu como “o pior número de Eurovision”. O Eurovision é um concurso musical do qual Israel também participa, e conhecido pelos atos algo cafonas.

Esse humor lida, é claro, com um assunto bastante sério. Potências como os Estados Unidos e a França travaram um acordo com o Irã oferecendo retirar sanções econômicas em troca do fim de seu programa nuclear. A ideia incomoda Israel, que enxerga no Irã uma ameaça a sua sobrevivência. Vêm daí, pois, os esforços de Netanyahu de azedar o trato. É significativo, ademais, que ele tenha discursado em inglês: seu alvo era o presidente americano, Donald Trump, que ameaça rever o acordo firmado por seu antecessor, Barack Obama.

Apesar da seriedade da questão, Netanyahu pode ter inaugurado uma fábrica de memes com sua frase “Iran lied”. Os memes são essas imagens cômicas circuladas pela internet, modificadas pelos usuários, como explica o blog da Folha #Hashtag. O “Iran lied” do premiê israelense se transformou inúmeras vezes durante o dia e, aparentemente, já virou camiseta (a prenda vale cerca de R$ 70).

Comparando o discurso desta semana com a já clássica apresentação de Netanyahu na ONU em 2012, esta usuária do Twitter apontou a evolução dos gráficos israelenses. O premiê foi ridicularizado pelo diagrama com o desenho de uma bomba há seis anos. “A evolução da propaganda de Netanyahu sobre o programa nuclear iraniano”, Partisangirl escreveu em inglês. “Está ficando mais sofisticado.”

No tuíte abaixo, o especialista no Oriente Médio Aron Lund compila outros discursos de Netanyahu apoiado em recursos audiovisuais e sugere que o premiê é uma variação sombria do “prop comedian” — um tipo de comediante que usa adereços para as suas esquetes.

Outro usuário, identificado como “um homem sob o sol”, fez troça da qualidade gráfica da apresentação. Israel é um dos polos mundiais da tecnologia, o que não passou batido pela internet. O texto diz: “Uau. Netanyahu realmente não poupou em sua apresentação de hoje”.