O que afinal é a cúpula do G20, da qual o presidente Michel Temer participa na Alemanha?
O presidente brasileiro, Michel Temer, participa nesta sexta-feira (7) da cúpula do G20. A Folha está acompanhando o evento, que reúne as principais economias do mundo em Hamburgo. Ao pousar na cidade portuária alemã durante a madrugada, o presidente insistiu em que “crise econômica no Brasil não existe”. “Pode levantar os dados e você verá que estamos crescendo.”
Mas você talvez não se saiba o que é a cúpula do G20 e o que ela significa para o comércio e para as relações internacionais — informações essenciais para seguir nossa cobertura (inclusive no Twitter, @DiogoBercito). Segure nas mãos deste Mundialíssimo blog e leia a resposta para suas dúvidas.
O QUE É O G20?
É a reunião das 20 principais economias do mundo. Esses países se reúnem periodicamente desde 2008. Eles representam mais de 80% do PIB mundial, 75% do comércio global e 66% da população
TODO O MUNDO ESTÁ CONTENTE COM A CÚPULA?
Não, né. Há dias manifestantes tomam as ruas para protestar contra a presença de líderes divisivos como o americano Donald Trump, o turco Recep Tayyip Erdogan e o russo Vladimir Putin. A marcha “Bem-Vindos ao Inferno”, na sexta-feira, reuniu 10 mil pessoas. As autoridades estimam que 100 mil pessoas devem protestar até o fim do evento, protegido por 20 mil policiais.