Premiê canadense vira personagem de gibi; relembre outros casos de políticos-heróis
Justin Trudeau, premiê canadense, tem recentemente aparecido fazendo ioga e abraçando pandas, agradando seu público ao redor do mundo. Mas ele recentemente deu um passo adiante em sua trajetória rumo a tornar-se um ícone pop, aparecendo em um gibi da editora Marvel (X-Men, Homem-Aranha).
Segundo o jornal americano “Washington Post”:
Uma próxima edição de “Guerra Civil 2: Escolhendo Lados”, da Marvel, ilustra em sua capa um Justin Trudeau sorridente e malhado sentado no canto de um ringue de boxe. Mesmo como personagem de HQ, seus olhos são de um verde brilhante, seus dentes estão perfeitamente retos e brancos.
O autor Chip Zdarsky afirmou ao diário ter escolhido Trudeau por tratar-se de um ícone, no Canadá. Também porque seu pai, Pierre Elliott Trudeau, fez uma aparição semelhante nos anos 1980. Mas a estratégia de misturar super-heróis com políticos não envolve apenas os canadenses.
Essa é uma tradição que envolveu diversos dos presidentes dos EUA, incluindo Barack Obama. O Mundialíssimo blog compila abaixo três desses momentos históricos (há uma lista mais completa aqui).
NIXON
Richard Nixon (presidente entre 1969 e 1974) apareceu em um gibi do Quarteto Fantástico, nos anos 1970, para alertar os heróis de que, caso falhassem, os EUA estariam prontos para intervir militarmente. Na história de Stan Lee e John Romita, os super-heróis tentavam prevenir uma invasão do príncipe Namor.
REAGAN
Ronald Reagan (1981-1989) foi envenenado, em 1988, em uma história de Mark Gruenwald, Kieron Dwyer e Al Migron. Ele transformou-se em uma criatura monstruosa e lutou contra o Capitão América –ele perdeu os superpoderes antes de a batalha ser decidida.
OBAMA
Barack Obama, presidente dos EUA desde 2009, foi personagem de uma dezena de gibis. O mais icônico foi a capa de uma história do Homem-Aranha, uma semana antes de sua posse. A HQ foi escrita por Zeb Wells, com desenhos de Todd Nauck e Frank D’Armata. A história foi produzida após a editora Marvel descobrir que Obama era um colecionador de gibis do Homem-Aranha.