Como sobreviver a uma catástrofe global?
Ninguém está dizendo que vai acontecer. Respira. É apenas uma hipótese. MAS –se, assim, por acaso a sociedade entrar em colapso, o que fazer?
A pergunta já incomoda há algum tempo. Em 2008, um grupo de especialistas sugeriu durante uma conferência organizada pela Universidade Oxford que há 19% de chances de um evento catastrófico acontecer antes de 2100. Convenhamos que não faltam opções, como ataques terroristas, catástrofes naturais ou acidentes nucleares.
Então. Correr para as montanhas? Não, calma. O jornal britânico “Guardian” ouviu o especialista em crises globais Nafeez Ahmed e tem algumas sugestões para o caso –bastante improvável– de você ter que lidar com um cenário desastroso. Três dicas:
NÃO SE ESCONDA
Parece mais fácil fugir e lidar com o climão sozinho. Mas, segundo Ahmad, você não vai sobreviver assim. Você precisa da ajuda de outras pessoas, mesmo que a princípio elas pareçam uma ameaça (oi, antissociais?). A melhor estratégia é agrupar-se e tentar reconstruir a sociedade em grupo, defendendo-se de ameaças externas. E não, ninguém aqui mencionou um ataque zumbi. A foto abaixo entrou por acidente.
FUJA DAS CIDADES
Aqueles filmes de catástrofes globais já avisaram, né? Cidades não são os abrigos ideais para cenários extremos. Tudo em uma cidade é interconectado e depende de uma infraestrutura específica. Dependemos de eletricidade, da coleta de lixo, do funcionamento do esgoto, do estoque do supermercado. Quando as coisas começam a falhar, tudo entra em risco, e há uma multidão lutando pelos mesmos recursos. É mais sensato viver no campo. Mas lembre-se do ponto acima –também não adianta se esconder em um buraco, sozinho.
ÁGUAS QUE MOVEM MOINHOS
Você vai imediatamente se preocupar com eletricidade e internet (como acessar este Mundialíssimo blog durante uma hecatombe?). Mas, acredite, sua prioridade é garantir água e terras cultiváveis, segundo Ahmad. A comida estocada no supermercado vai ser pilhada rapidamente, e você vai precisar produzir seu próprio alimento. O que nos leva de volta aos dois pontos anteriores: você vai precisar de companheiros, e a cidade não será o lugar ideal para a tarefa.
Para não terminar este post com um baixo astral, deixo abaixo o clipe de “Ghost Town”, do álbum novo da Madonna (mas ela devia ouvir o conselho do “Guardian” e sair logo da cidade, por via das dúvidas).