Mundialíssimo

Mundo, mundo, vasto mundo, se fosse simples não carecia de explicação

 -

Mundialíssimo, escrito pelo repórter Diogo Bercito, traz análises e detalhamento do noticiário internacional. Bercito trabalhou em 2013 como correspondente da Folha no Oriente Médio.

Perfil completo

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

4 mapas que explicam a migração aos EUA

As primeiras semanas do governo de Donald Trump, nos Estados Unidos, foram marcadas pelo recrudescimento à migração e pelo veto à entrada de cidadãos vindos de países muçulmanos. Como relatou a correspondente Isabel Fleck, entre as decisões mais polêmicas tomadas pelo republicano está a de autorizar a deportação “expressa” para imigrantes ilegais que não consigam comprovar(…)

Por que o voo do premiê israelense Binyamin Netanyahu desviou da Indonésia?

É a primeira vez que um premiê israelense visita a Austrália, mas a viagem de Binyamin Netanyahu nesta quarta-feira (22) foi notícia na imprensa internacional por outro motivo: seu voo entre Cingapura e Sidney levou 11h. Essa viagem costuma durar 8h30. A informação aparece em um serviço de rastreamento de aeronaves. O jornal britânico “Guardian” confirmou com a equipe(…)

Veja as capas dos jornais britânicos após discurso da premiê Theresa May sobre o brexit

Theresa May, premiê britânica, discursou na terça-feira (17) sobre a saída do Reino Unido da União Europeia, o famigerado “brexit”. May finalmente apresentou os contornos de como será esse processo traumático, em que o Reino Unido deixará, por exemplo, o mercado único europeu, que reúne 500 milhões de consumidores. A cobertura da imprensa internacional foi bastante(…)

Notícias falsas afetam a tragédia de Aleppo

O termo “fake news”, “notícias falsas” em inglês, é o novo clichê da internet nestes últimos meses. Desde a eleição do republicano Donald Trump nos EUA, em novembro passado, a expressão tem tomado a rede — e tem sido utilizada com diferentes interesses. A vitória de Trump e o “brexit”, a decisão britânica de deixar a União Europeia, parecem ter(…)

Este pequeno Estado que não existe quer se aproximar de Donald Trump

A eleição do Donald Trump, em novembro, desagradou aliados dos EUA em boa parte do continente europeu. Líderes como François Hollande (França), Angela Merkel (Alemanha), Matteo Renzi (Itália) e Mariano Rajoy (Espanha) ficaram bastante desgostosos com a escolha americana. Trump, afinal, tem pouco apreço pela aliança militar ocidental Otan e pelos tratados de comércio com(…)

As 3 tentativas mais estapafúrdias de matar Fidel Castro

Vocês, Mundialíssimos leitores, já devem ter visto os memes circulando pela internet dizendo que Fidel Castro sobreviveu a 634 tentativas de assassinato — para morrer, na semana passada, como bem quis. O líder cubano, no poder desde 1959, foi afinal alvo de diversos planos mirabolantes da agência americana de inteligência CIA. Diversas das estratégias eram bastante estapafúrdias, como(…)

Blogs da Folha