Ucrânia reage a ciberataque com GIF de cachorro bebendo chá; antes, país usou Simpsons e Friends

Por Diogo Bercito

A Ucrânia foi a principal afetada pelo ciberataque de terça-feira (27). O vírus Petya afligiu o metrô, a rede elétrica, o sistema bancário e o monitoramento da radiação em Tchernóbil. O vice-premiê, Pavlo Rozenko, afirmou que toda a administração pública havia sido desligada. Então a conta oficial da Ucrânia no Twitter publicou uma importante mensagem: um GIF retratando um cachorro despreocupado, bebendo chá em uma sala tomada pelas chamas. “Tá tudo bem.”

A legenda diz que “algumas das nossas agências governamentais e empresas foram atingidas por um vírus. Não há razão para pânico. Estamos nos esforçando ao máximo para resolver essa questão”. Como explica o site americano Vox.com, o GIF do cachorro tranquilão é um clássico da internet. O divertido canino surgiu em uma ilustração de K.C. Green com a atitude descrita pelo “New York Times” como o meio-termo entre dar de ombros de negar a realidade.

Segundo o Vox.Com, a solução do governo ucraniano não é ortodoxa, mas

O GIF do cachorro dizendo “This Is Fine” pode provar ser uma maneira criativa de tentar acalmar o temor público durante uma situação caótica e assustadora. Em outras palavras, essa pode não ser a última vez em que esse GIF faz uma aparição.

Tampouco é a primeira vez em que o governo ucraniano usa esse tipo de imagem animada para reagir a crises. A conta oficial do país no Twitter é especialmente bem-humorada. Há alguns dias eles publicaram seus parabéns ao governo sueco, incluindo um GIF da série americana “Friends” e a menção a um “bromance” histórico entre a Ucrânia e a Suécia. Um “bromance” é uma relação próxima — e não sexual — entre dois homens. “Bromanceando desde Karl XII e Ivan Mazepa.”

É engraçadinho, mas não tanto quanto o caso de 30 de maio, quando a Ucrânia usou um GIF dos Simpsons para trolar a Rússia. Os dois países estavam disputando as origens históricas de Anna Yaroslavna, que foi rainha da França no século 11. A conta oficial do governo ucraniano respondeu a Moscou com uma imagem da série americana em que um oficial russo ri enquanto a plaquinha de “Rússia” se transforma em “União Soviética”. O tuíte diz: “Você realmente não muda, né?”