Qual é o seu mês no calendário Vladimir Putin de 2017?

Por Diogo Bercito

Chegou aquele momento reconfortante do ano em que o calendário de Vladimir Putin chega às bancas de Moscou. Quem já está planejando suas mundialíssimas reuniões de 2017 pode anotá-las entre fotografias e frases do presidente russo — sim, o mesmo que está bombardeando a Síria e enviando navios de guerra ao Mediterrâneo.

A nova edição do calendário foi notícia na rede CNN e no “Mirror”, além de ter invadido o Twitter (talvez um verbo caro a Putin, que anexou a Crimeia em 2014). O jornal americano “Washington Post” fez um teste para você descobrir com qual mês do ano de Putin você se identifica maisA edição do ano anterior havia sido registrada também pela Folha, e as 200 mil cópias impressas se esgotaram rapidamente na capital russa.

Os meses de março e abril no calendário putinesco. Crédito Amazon/Reprodução
Os meses de março e abril no calendário putinesco. Crédito Amazon/Reprodução

O calendário foi publicado pela revista russa “Zvezdi I Soveti” (estrelas e conselhos, em português). Putin aparece no mês de maio segurando um gatinho de quem afirma ter gostado “instantaneamente”. Em outra imagem, está cavalgando, e vestido — um contraponto a sua já clássica fotografia montado e sem camisa. Na contracapa, de óculos escuros, ele diz que a Rússia “não precisa de nenhum território estrangeiro ou dos recursos naturais de ninguém. Mas, se houver uma ameaça, estaremos prontos para usar nossas armas”.

Mas não se enganem em relação a este post. Apesar de as fotografias serem hipnotizantes, e de este Mundialíssimo blog já ter cogitado comprar seu próprio calendário pela Amazon, a construção da imagem de Putin não é acidental. Já conversamos sobre isto aqui neste blog, há dois anos. O líder russo se posiciona como um homem forte, em contraposição ao presidente americano, Barack Obama — retratado na Rússia como alguém incapaz de se impôr.

 

Contracapa do calendário. Crédito Amazon/Reprodução