Premiê canadense vira personagem de gibi; relembre outros casos de políticos-heróis

Por Diogo Bercito

Justin Trudeau, premiê canadense, tem recentemente aparecido fazendo ioga e abraçando pandas, agradando seu público ao redor do mundo. Mas ele recentemente deu um passo adiante em sua trajetória rumo a tornar-se um ícone pop, aparecendo em um gibi da editora Marvel (X-Men, Homem-Aranha).

Segundo o jornal americano “Washington Post”:

Uma próxima edição de “Guerra Civil 2: Escolhendo Lados”, da Marvel, ilustra em sua capa um Justin Trudeau sorridente e malhado sentado no canto de um ringue de boxe. Mesmo como personagem de HQ, seus olhos são de um verde brilhante, seus dentes estão perfeitamente retos e brancos.

O autor Chip Zdarsky afirmou ao diário ter escolhido Trudeau por tratar-se de um ícone, no Canadá. Também porque seu pai, Pierre Elliott Trudeau, fez uma aparição semelhante nos anos 1980. Mas a estratégia de misturar super-heróis com políticos não envolve apenas os canadenses.

Essa é uma tradição que envolveu diversos dos presidentes dos EUA, incluindo Barack Obama. O Mundialíssimo blog compila abaixo três desses momentos históricos (há uma lista mais completa aqui).

NIXON
Richard Nixon (presidente entre 1969 e 1974) apareceu em um gibi do Quarteto Fantástico, nos anos 1970, para alertar os heróis de que, caso falhassem, os EUA estariam prontos para intervir militarmente. Na história de Stan Lee e John Romita, os super-heróis tentavam prevenir uma invasão do príncipe Namor.

Nixon e o Quarteto Fantástico, nos anos 1970. Crédito Reprodução
Nixon e o Quarteto Fantástico, nos anos 1970. Clique para ampliar. Crédito Reprodução

REAGAN
Ronald Reagan (1981-1989) foi envenenado, em 1988, em uma história de Mark Gruenwald, Kieron Dwyer e Al Migron. Ele transformou-se em uma criatura monstruosa e lutou contra o Capitão América –ele perdeu os superpoderes antes de a batalha ser decidida.

Ronald Reagan em um gibi de 1988. Crédito Reprodução
Ronald Reagan em um gibi de 1988. Clique para ampliar. Crédito Reprodução

OBAMA
Barack Obama, presidente dos EUA desde 2009, foi personagem de uma dezena de gibis. O mais icônico foi a capa de uma história do Homem-Aranha, uma semana antes de sua posse. A HQ foi escrita por Zeb Wells, com desenhos de Todd Nauck e Frank D’Armata. A história foi produzida após a editora Marvel descobrir que Obama era um colecionador de gibis do Homem-Aranha.

Gibi de 2009 com o presidente Barack Obama. Crédito Reprodução
Gibi de 2009 com o presidente Barack Obama. Clique para ampliar. Crédito Reprodução