Mapa reúne informações sobre séculos de guerra ao redor do mundo

Por Diogo Bercito

Pesquisadores holandeses recentemente compilaram informações sobre batalhas disputadas nos últimos 4.000 anos e publicaram um mapa interativo com o resultado. O projeto parte do banco de dados da Wikipedia, em uma tentativa de organizar a enormidade de informações disponíveis na internet.

A uma primeira vista, o mapa dá a impressão de que a maior parte das batalhas foi travada na Europa. Mas essa ideia parte da distorção dos dados compilados pela Wikipedia, a partir de uma perspectiva que mantém o continente europeu no centro das narrativas.

Ao “Independent” os criadores explicaram as limitações da representação do banco de dados da Wikipedia em um mapa:

Percebemos a riqueza dos dados estruturados hoje disponíveis por meio do Wikidata e da DBpedia, e queríamos utilizar esses dados para criar visualizações cativantes. O que nos parece interessante no resultado dessa visualização é a representação exagerada ocidental e eurocêntrica nesse conjunto de informações. Obviamente, esse é o resultado da maneira com que o banco de dados foi criado, tanto tecnicamente quanto na história escrita.

Por curiosidade, este Mundialíssimo blog conferiu que batalhas brasileiras o projeto inclui. Está no mapa, por exemplo, a Guerrilha do Araguaia (1967-1974). Também há um ponto sinalizando a Guerra Guaranítica (1750-1756), assim como a Revolução Federalista (1893-1895). Aos leitores familiarizados com a história do Brasil: o que está faltando nesse mapa?

Mapa compilando batalhas travadas no Brasil. Crédito Reprodução
Mapa compilando batalhas travadas no Brasil. Crédito Reprodução