Palavras-cruzadas: quem lidera os palestinos?

Por Diogo Bercito

Um adolescente palestino de 13 anos morreu baleado nesta segunda-feira (5) durante confronto entre soldados israelenses e manifestantes em Belém, na Cisjordânia, relata a Folha. Uma busca rápida pelo site do jornal sugere outras reportagens recentes: um palestino matou a facadas dois israelenses, por exemplo, e Israel proibiu a entrada de palestinos à Cidade Velha de Jerusalém.

Se começou uma Terceira Intifada ou não em Israel e nos territórios palestinos, provavelmente é cedo para sabermos (uma análise no jornal israelense “Haaretz” discute a questão). O que parece evidente é que há uma escalada na violência na região.

Como parte da disputa política envolve a liderança palestina, fragmentada em diversos grupos, este Mundialíssimo blog propõe –em parceria com a editoria de Arte desta Folha— um desafio aos leitores: vocês sabem quem lidera os palestinos? A pergunta está baseada em uma reportagem interativa da TV Al Jazeera.

A questão não é acidental, e é um argumento constantemente utilizado por defensores do governo israelense. O raciocínio é de que o presidente palestino Mahmoud Abbas não representa de fato os palestinos. E que, se ninguém representa, com quem se poderia dialogar para a paz?

Para resolver as palavras-cruzadas sobre esse tema e contribuir para a discussão, clique na imagem abaixo.