5 vídeos para entender os candidatos à Presidência dos EUA

Por Diogo Bercito
Hillary Clinton durante campanha em 15 de junho. Brian Snyder/Reuters
Hillary Clinton durante campanha em 15 de junho. Brian Snyder/Reuters

Não é igualzinho ao “Game of Thrones”. Mas as próximas eleições americanas devem ser marcadas pela disputa das duas famílias mais poderosas da política americana, informa Raul Juste Lores, correspondente da Folha em Washington. A reportagem foi publicada nesta quarta-feira (17).

Homem do mundo –Raul Juste Lores foi correspondente em Buenos Aires, Pequim e Nova York–, ele gentilmente contribuiu a este Mundialíssimo blog com uma compilação de vídeos sobre os queridinhos deste pleito. Abaixo, a mensagem do repórter.

Em tempos em que a audiência dos telejornais míngua e em que boa parte das atividades dos candidatos é acompanhada por vídeos que se tornam virais, eis cinco exemplos de vídeos que definiram os percalços dos dois favoritos à sucessão de Barack Obama –Hillary Clinton e Jeb Bush.

 

JEB BUSH (REPUBLICANO)

1) Um dia depois de anunciar sua candidatura, Jeb Bush apareceu na terça-feira (16) no popular programa televisivo de Jimmy Fallon, onde fez piada com os “Cinquenta Tons de Cinza”.

2) Jeb Bush foi confrontado por um estudante em maio de 2015: “Seu irmão criou o Estado Islâmico”.

3) Jeb Bush defendeu a guerra do Iraque durante uma entrevista para a rede de televisão Fox. Dois dias depois, ele disse que não tinha entendido a pergunta e mudou totalmente de resposta.

 

HILLARY CLINTON (DEMOCRATA)

1) Em 1992, Hillary se tornou personagem polêmica (e virou personagem nacional) antes de chegar à Casa Branca –e ganhou fama de arrogante e de ser contra “as donas de casa que são mães”. “Talvez pudesse ter ficado em casa fazendo biscoitinhos, mas decidi ter uma carreira. Sou das mulheres que tentaram ter uma vida própria.”

2) Hillary Clinton confrontou senadores durante testemunho sobre os atentados de Benghazi.