O mapa do “quanto custa tal coisa?”

Por Diogo Bercito
O mapa que mostra interesse por produtos ao redor do mundo. Crédito Reprodução
O mapa que mostra interesse por produtos ao redor do mundo. Crédito Reprodução

Quanto custa um rim no Irã? Um camelo, na Arábia Saudita? Escravos, na Mauritânia? E cerveja, na Turquia, é muito caro?

Este Mundialíssimo blog não tem a resposta de nenhuma dessas perguntas. O que, para um projeto dedicado a responder a questões sobre o mundo, a princípio parece uma situação… errr… um pouco complicada. Mas o interessante, neste caso, é justamente o fato de essas perguntas terem sido feitas, mais do que as respostas em si — as questões são uma indicação do que as pessoas querem saber a respeito do custo de determinados produtos ao redor do mundo.

O mapa acima foi divulgado pelo site Fixr.com, especializado em estimar custos. Ele não tem, como nota o Business Insider, validade científica. Mas é uma interessante janela para espiarmos quais são as curiosidades a respeito de nações como Somália, Índia e África do Sul.

O estudo é resultado do levantamento de qual é a pergunta mais feita ao Google na seguinte estrutura: “Quanto custa [nome do produto] em [nome do país]?”. O site Fixr.com conclui, portanto, que tanto na Somália quanto na Índia e na África do Sul o item mais buscado é “vaca”. O Brasil aparece no mapa com um gigante “prostitutas/garotos de programa”.

Reproduzi abaixo os mapas por região, com alguns destaques, excluindo Oceania e Antártica. Quem tiver dúvidas sobre os termos em inglês pode me escrever diretamente por e-mail. Pode ser necessário clicar na imagem para ver uma versão ampliada.

ÁFRICA – Madagascar (casa), Marrocos (andar de camelo), chifre da África (vaca)

EUROPA – Portugal (refeição), Islândia (cerveja), Suíça (Rolex)

europ

AMÉRICA DO SUL – Brasil (prostituta/garoto de programa), Equador (chapéu-panamá), Venezuela (gasolina)

AMÉRICA DO NORTE – EUA (patente), Canadá (passaporte), Groelândia (terra)

ÁSIA – Iêmen (casa), Iraque (carro), China (eletrônicos)