Qual é o novo vídeo viral na China?

Por Diogo Bercito

O vídeo que está causando furor na China, nesses últimos dias, não é sobre um vestido azul ou sobre uma fuinha nas costas de um pica-pau, como escreve o jornal americano “Washington Post”. O viral mais recente por aquelas imensidões é um documentário de 104 minutos sobre o ambiente. Este aqui (clique na imagem para assistir):

Cena de "Under the Dome". Crédito Reprodução
Cena de “Under the Dome”. Crédito Reprodução

“Under the Dome” traz a narração da jornalista chinesa Chai Jing sobre a poluição no país. Marcelo Ninio, correspondente da Folha em Pequim, escreveu em uma reportagem recente que o vídeo teve cem milhões de acessos em 36 horas, em diferentes plataformas na internet. Um trecho do texto dele:

O vídeo lembra o filme de 2006 do ex-vice-presidente dos EUA Al Gore, “Uma Verdade Inconveniente”, em que ele alerta para os efeitos do aquecimento global. Mas o documentário da jornalista chinesa é de certa forma mais pungente, pela carga emocional e o tom pessoal.

O “New York Times” também escreveu sobre o fenômeno. “Dezenas de milhares de espectadores comentaram o vídeo, muitos deles pais que se identificaram com a preocupação de Chai em relação a sua filha”, diz o diário.

De acordo com a agência de notícias Associated Press, “Under the Dome” foi elogiado pelas autoridades chinesas, apesar da mão firme com que o governo segura o mouse da internet por ali.

Chai apresenta o documentário como se estivesse em uma palestra, dirigindo-se a uma plateia. Com excelente oratória, ela critica a lei local e discute questões sensíveis, como a aplicação de normas. Quando entrevista Ding Yan, diretor de um instituto de pesquisa sobre poluição veicular, lhe pergunta: “Então por que você não executa a lei?”. Os organismos reguladores estão, diz, “banguelas”.

PS: Ainda estou reunindo as sugestões dos leitores, antes de escrever sobre algumas delas aqui. Obrigado a quem já me repassou suas ideias.